quinta-feira, 21 de março de 2013

21 de março - Dia Internacional da Síndrome de Down


O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de março, porque esta data se escreve como 21/3, o que faz alusão à trissomia do cromossomo 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.

No Brasil, houve muita repercussão na mídia desta data em 2007, pela presença do jogador de futebol, atualmente deputado federal, e da novela Páginas da Vida.

 A síndrome de Down é uma condição geneticamente determinada. Trata-se da alteração de cromossoma mais comum em humanos. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada 800 crianças nascidas no Brasil, uma criança apresenta síndrome de Down, independentemente de etnia, gênero ou classe social.

Segundo o deputado federal Romário (PSB-RJ), pessoas com a síndrome de Down têm os mesmos direitos das portadoras de deficiência:
— Acredito que um dos maiores problemas, ainda hoje, é o preconceito. Por isso, faço campanha para mostrar como o estímulo correto pode garantir a essas pessoas uma vida normal. Elas podem trabalhar, estudar, namorar e tudo mais que uma pessoa faz.

As pessoas precisam ser estimuladas desde pequenas a desenvolverem seus potenciais para a superação das limitações decorrentes da síndrome, vencendo limites e superando preconceitos. Neste sentido faz-se importante o acompanhamento com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, dentre outros, bem como a participação ativa da família em todo esse processo.

As escolas têm o papel importante de promover a inclusão de todas as crianças. Além disso, as escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, contam com as Salas de Recursos Multifuncionais, que atendem no contraturno, oferecendo um atendimento pedagógico especializado, sob a supervisão do Instituto Helena Antipoff.

Nossa escola conta com duas turmas de AEE (Atendimento Educacional Especializado): SR1 (no 1.º turno - Prof.ª Ivanise) e SR2 (no 2.º turno - Prof.ª Simone). Atendemos somente os alunos da rede municipal do Rio de Janeiro, matriculados aqui e nas escolas próximas.

Fontes: http://significacoescotidianas.wordpress.com, http://pt.wikipedia.org/ e http://zerohora.clicrbs.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Após verificação, ele aparecerá na postagem do nosso blog.